Suicídio Afetivo

era-uma-vez-um-amor.jpg

No livro Mamíferos, de Pierre Mérot (tradução de Eduardo Brandão), que estava olhando essa semana, mas não tive paciência de ir até o fim, li sobre a existência do suicídio afetivo…

Talvez eu já tenha vivido isso, ou você, não sei! Mas… Sabe quando vc se depara com uma frase que lhe soa tão bem que vc faz questão de sublinhar no seu exemplar? Foi exatamente isso que me aconteceu.

Segue o trecho que foi irresistivelmente sublinhado por mim:

“O suicídio afetivo consiste, pois, em ficar por muito tempo com um ser que nos dá pouquíssima satisfação”

Como somos capazes de aceitar tamanha idiotice de ficar ao lado de quem não gosta, ou que gosta mas a outra parte não gosta?

É… Para mim só há essa opção para que o resultado seja “pouquíssima satisfação”: estar com outra pessoa, sendo que vc ou ela não esteja afim do relacionamento. Leia-se não gostar mais.

Sempre digo às minhas amigas e a mim mesma que só vale à pena manter um relacionamento se vc tem mais momentos bons que momentos ruins. Ou seja, se vc está mais triste que feliz… Hora de dar um basta!

Uauuuuu! Estou me sentindo quase uma conselheira amorosa! hahaha

Melhor parar por aqui…

Um beijo!

E nada de suicídios afetivos, ok?!

8 comentários (+add yours?)

  1. jose carlos
    Jul 08, 2007 @ 23:27:08

    ok… adorei os conselhos da madame mai (rsrsrsrs).

    beijos.

    Responder

  2. Manu
    Jul 08, 2007 @ 23:46:49

    A grande questão é o entrave entre o não desistir fácil e o nao cometer suicidio amoroso.. rs

    gostei do texto e entendo perfeitamente.. entendo mesmo… o que importa é sermos felizes e fazer alguém feliz, mas só vale se for os dois…

    beijoooo grande

    Responder

  3. wilson
    Jul 09, 2007 @ 14:18:05

    cometer suicidio é normal !

    todos nos algum dia ja cometeu um ou vai cometer !!

    beijos

    Responder

  4. andre luiz petty
    Jul 09, 2007 @ 17:58:32

    entao ne mai….
    gostei do q vc fez com ha fotinha
    vc gosto neh?
    mas
    sobre o q vc fez no texto
    é muito relativo pois se vc gosta de uma pessoa e mesmo q ela naum tenho um relacionamento com vc é bem satisfatorio saber q ha outra pessoa esta feliz….
    bem é isso q eu axu
    uma grande bjus do Déh

    Responder

  5. Carol Hermida
    Jul 10, 2007 @ 15:59:22

    pois eh minina…
    tah na hr d abrir 1 consultorio p/ dar esses conselhos!
    ahuahauhauhauhauah.
    brinkdeira!
    o seu tb tah lindo!
    o texto tb tah maravilhoso!
    i sobre a propaganda…
    vou cobra viu!
    aahuahauhauhauha.
    bjs.

    Responder

  6. Ben Borges
    Jul 12, 2007 @ 16:45:06

    Mailove (é assim q eu vou te chamar daquí pra frente tá?) gostei muito do texto animado, recorda os textos de Caulos, um escritor gaúcho,autor de Só dói quando eu respiro, aliás este título lhe cairia como uma luva. Sobre o seu parecer do livro Suicídio Afetivo,realmente foi pertinente,contudo, vc foi imparcional deveria, ao meu ver, dizer de quem é o réu e quem é a vítima da história. Isto me faz lembrar da história pessoal de José Romão, presidente do Instituto Paulo Freire, que depois de anos de 20 casamento a mulher o deixou sem nenhuma explicação plausível(mesmo porquê ele não estaria em condição de compreender qualquer explicação)que o levou a um período de depressão. Depois de algum tempo ele em um Círculo de Cultura com Paulo Freire um professor chegou decepcionado queixando-se que fizera tudo por seus alunos e que tinha a convicção de que fora o melhor professor para eles e, no entanto, pediram à direção do colégio que o demitisse. então Paulo Freire disse para o professor que ele deveria olhar para esses alunos e se perguntar:_Que dor e que sofrimento eles devem estar passando para me tratar assim. Ouvindo isto Romão se perguntou o que a mulher dele deve ter sofrido durante aquele tempo todo e não podia falar e que dor ela deve ter passado para tratá-lo daquela forma. Logo, Mailove a mulher de Zé Romão passou um bom tempo sofrendo um suicído afetivo, não concorda? E de quem foi a culpa afinal? A propósito eu penso no que Freire disse toda vez q Deise fala comigo e vc deveria fazer o mesmo das pessoas q não gostam de vc.

    Responder

  7. Mai
    Jul 12, 2007 @ 19:13:54

    “Que dor e que sofrimento eles devem estar passando para me tratar assim.”

    Vale uma reflexão sobre isso aí!

    Mtas vezes não pensamos sobre isso.. apenas rebatemos!

    Responder

  8. Milla e Sandra
    Dez 17, 2007 @ 02:20:20

    Mai…
    estavamos aqui a procura do amor…q eu matei rsrs
    aí de repente deparamos com sua página,
    então não somos lesbicas e sim amigas
    q sofrem por amor!
    e gostei de mais das suas palavras sobre o amor.
    bjoos

    Responder

Deixe um comentário