Sem preconceito

parada.jpg

Próximo dia 9, logo após o feriado nacional de 7 de setembro, acontece o ápice da festa GLS no estado: a Sexta Parada Gay da Bahia.

De acordo com o GGB a cidade soteropolitana receberá 900 mil visitantes no fim de semana do feriadão e, portanto terá chances de bater recordes, mais uma vez, em relação aos anos anteriores.

No bairro do Garcia, próximo ao local onde acontece a parada, localiza-se o Beco dos Artistas, que durante o ano inteiro abriga a festa do público GLS. A viela é um antigo reduto dos artistas e intelectuais de Salvador. Com mais de quarenta anos de funcionamento, hoje se amplia a todos os tipos de público. O Beco dos Artistas, além de entreter, se firma, também, como um espaço alternativo onde são feitas campanhas pela luta contra a homofobia.

A liberdade que o ambiente oferece na hora de paquerar é um dos motivos que o consagra como um dos principais points gays da cidade. “Ficamos à vontade. Tem barzinho para namorar, para dançar e para conversar. A localização conta também. Outros locais ficam mais distantes e são mais caros.”, comenta Danielle Araújo, 27, freqüentadora do local. Contudo, apesar dessa “liberdade”, nos sentimos como se o ambiente forçasse um “apartheid de opção sexual” afirma, já que não são vistos muitos heterossexuais solteiros se divertindo no beco.

A população heterossexual conservadora é resistente ao B.A., como é conhecido o local pelos freqüentadores, mesmo com tantos anos de funcionamento e das lutas contra a homofobia. Ailton Rodrigues, proprietário de um dos bares, conta que ainda hoje são comuns ações contra o funcionamento do Beco dos Artistas, por ser um reduto gay. “Tivemos que colocar uma espécie de cortina no teto, pois jogam pedras aqui”, relata.

O maior atrativo do B.A.é uma boate que cobra uma taxa simbólica entre um e três reais, a depender do horário de entrada. É mais uma opção de entretenimento para quem vem ao Beco. Com direito a go-go boys, go-go girls e performances de drag queens. A concorrência entre os bares faz do lugar palco de boas ofertas a baixo custo e variedades. Os donos dos estabelecimentos apostam nos bons serviços oferecidos, em ambientes agradáveis e shows, além disso, não são cobradas consumações mínimas.

Deixe um comentário