Arrasta-pé em ritmo de axé

montagem com logos
 

O clima do verão vai acabando e todos recomeçam suas atividades. Faculdade, cursos, trabalho. Nada de farras todos os dias até o amanhecer.

Já foi encerrada a temporada dos ensaios. As micaretas vão acalmando e ficando espaçadas. O axé vai, aos poucos, baixando o volume, apesar de nunca ser completamente desligado na terra da alegria momesca.

O ritmo vai mudando. Novos instrumentos vão sonorizando desde as casas de shows até os MP3 que fazem a cabeça da galera. Agora é a hora do forró entrar em cena, e assim começam as programações para a festa de São João. As excursões para os interiores baianos ganham espaço nas propagandas.

O detalhe é que a sanfona do fole furado do mestre Gonzagão, definitivamente, não é a atração arrasta-povo da juventude soteropolitana. É o axé que continua atraindo esse público. Nada de saias de chita ou calças quadriculadas cheias de remendos como pinta o estereótipo da festa. Isso tudo é trocado pelo já costumeiro abadá.

O Asa de Águia comanda o “Forró do Piu-Piu” em Amargosa; o Jammil é o destaque do “Forró do Sfrega”, em Senhor do Bonfim e no “Forró do Bosque”, em Cruz das Almas – cidade conhecida pela famosa guerra de espadas – a promessa da presença da banda Chiclete com Banana.

Quem deseja participar dessas festas fechadas deve estar disposto a pagar, em média, R$100 por cada dia; além das despesas com transporte, hospedagem e alimentação.

A peculiaridade são as vibrações emanadas pela festa junina, que modificam até o comportamento daqueles que de repente viram forrozeiros – axezeiros de plantão. No hit dos relacionamentos, nada de “a fila andou…”, ou “sou guerreiro, tô solteiro…”. Mesmo com a invasão do axé music, o friozinho do interior é propício para dançar coladinho. Sendo assim, começam a engatar (ou quem sabe reatar?) os namoros, talvez com a mesma agilidade com que terminaram semanas antes do carnaval.

8 comentários (+add yours?)

  1. Deda
    Fev 26, 2008 @ 21:35:02

    Pois é, axé tá no sangue do povo baiano.

    Ahh..
    Esse blog está cada vez melhor!
    Parabéns!!
    Bjuu!

    Responder

  2. meiryelle
    Fev 26, 2008 @ 22:53:54

    Verdade verdadeiríssima. Eu queria uma sala de reboco pra dançar com meu benzinho arrasta pé de Gonzagão, só Gonzagão!

    Responder

  3. Cacau
    Mar 01, 2008 @ 12:55:29

    Achei linda a foto do blog!

    Responder

  4. dialbuquerque
    Mar 06, 2008 @ 00:17:37

    São João bom é aquele com o forrozinho gonzaguiano, a famosa e, porque não dizer, quase saudosa quadrilha. É aquele em que os amigos e os casais de namorados e os parentes ficam à beira da fogueira, assando o milho no vapor.
    Que saudades das festinhas tradicionais do interior. Esse nagócio de abadá é uma miséria.
    É por isso que o Brasil não vai pra frente, rsrsrsBeijo, Maiara.

    Responder

  5. exttravasa
    Mar 09, 2008 @ 13:41:58

    Obrigada por falar do meu blog lá na comunidade =)
    eu gostei do seu também, viu?
    espero contar com seus comentários sempre. rsrsrs.

    O beijo, xará. ; )

    Responder

  6. exttravasa
    Mar 09, 2008 @ 19:25:38

    Tá ceerto =)
    eu sempre que puder estarei postando tbm, tá?
    beijos.

    Responder

  7. exttravasa
    Mar 09, 2008 @ 19:25:51

    Tá ceerto =)
    eu sempre que puder estarei comentando aqui tbm, tá?
    beijos.

    Responder

Deixe um comentário