Uma história, uma lição de vida: Lionel Messi



É uma desforra bem pessoal, a história do menino austista aos 8 anos, anão aos 13, que via o mundo a 1,10 metros do solo. É esse mesmo, Lionel Messi, que botou corpo à base de tratamentos hormonais e que, 59 centímetros depois, encanta o mundo do futebol, naquele jeito singular de conduzir a bola colada ao genial pé esquerdo, como se o couro redondo fosse um mano siamês, uma mera extensão corporal, um órgão vital, inseparável.Por muito talento que tivesse, estaria o rapaz consciente do destino glorioso que lhe estava reservado?

Em 2000, sobrevoou o Atlântico para se curar de uma patologia hormonal. Lá na Argentina, na Rosário natal, os prognósticos médicos eram arrasadores: sem tratamento eficaz contra o nanismo, Lionel chegaria à idade adulta com 1,50 metros, no máximo.

Os diagnósticos alarmaram os Messi. E o custo também: mil euros mensais, ou seja, quatro meses de rendimentos da família de La Heras, um bairro pobre de Rosário. Mas o pai de Lionel não se resignou. Sabia que o filho, pequeno no corpo, era gigante no talento. E não aceitou a fatalidade. Nessa altura, o prodígio de dez anos despontava no Newells Boys, fintando meninos com o dobro do tamanho e marcando gols atrás de gols. O pai sugeriu ao clube que pagasse os tratamentos de Lionel. A resposta foi negativa. E o mesmo sucedeu quando os Messi foram bater à porta do grande River Plate.

Na adversidade, a família Messi teve mais força, com a ajuda de uma tia de Lionel, emigrada na Catalunha. E foi assim, em 2000, ainda antes de completar 13 anos, que Lionel e os pais viajaram até Lérida. Dias depois, o pequeno prodígio foi fazer testes no Barcelona. A enorme habilidade maravilhou os treinadores do Barça.

Carles Rexach, diretor do centro de formação do Barcelona, ficou encantado com o prodigiozinho argentino. Ao cabo de dois treinos, não hesitou e logo tratou de arranjar contrato. E ficou espantado com a proposta do pai do craque: o Barça só tinha de lhe pagar os tratamentos que os médicos argentinos sugeriam. Foi dito e feito.

Durante 42 meses, diariamente, Lionel levou injecções de somatropina, hormônio de crescimento inscrito na tabela de produtos proibidos pela Agência Mundial Antidopagem e só autorizada para fins terapêuticos. Em 2003, o medicamento fez de Lionel o que ele é hoje, um rapagão de 1,69 metros!

No Verão de 2004, aos 17 anos e já com contrato profissional, entrou para a equipe B do Barça. Mas fez só cinco jogos, porque aquele enorme talento não cabia no “Miniestadi”. Pedia palcos maiores. E rapidamente começou a jogar no time principal.  Assim começou a lenda.

Alguns anos depois, Messi teve a consagração absoluta. Foi eleito Melhor Jogador do Mundo de 2009, após uma época de sonho, concluída com um feito inédito do Barça “de las seis copas”: campeão de Espanha, da Taça do Rei, da Supertaça Espanhola, da Supertaça Europeia, da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes.

O craque que o Barça contratou pelo custo da terapia de crescimento é, hoje, a maior joia do futebol mundial, segurada por uma cláusula de rescisão de nada menos que 250 milhões de euros! E é, também, o mais bem pago de todos: o menino pobre do bairro de la Heras é, agora, multimilionário, recebendo 33 milhões de euros anuais em salários e publicidade.

“GRANDE LIÇÃO DO PAI QUE NÃO DESISTIU DO SONHO: CURAR O FILHO.”

Não focalizou no problema, mas na solução.

Adaptado da internet.

14 comentários (+add yours?)

  1. Samantha
    Jun 30, 2011 @ 17:26:15

    Nossa que história linda!,eu amo ele é emocionante a trajetória de vida dele que garra do pai e dele também,ele é o máximo o que seria do futebol sem o gênio da bola,ele é deslumbrante é lindo e muito charmoso.

    Responder

  2. beatriz do vale
    Jan 09, 2012 @ 18:18:44

    eu bia, amo o messi e acho ele um dos melhores jogadores do universo, mas a sua história de vida é emocionante…eu tenho umas amigas q não gostam de vc, a laylla e a sarah. Mas eu e minha irmã vick, te amamos pq vc é lindoooo e mto talentoso, pena q vc já tem uma antonella na sua vida. Eu esqueci o meu e-mail, então vou mandar no da minha amiga laylla…ok?

    Responder

  3. fe
    Fev 23, 2012 @ 13:16:57

    parabens

    Responder

  4. Pedro Igor
    Mar 24, 2012 @ 07:43:29

    Que história de vida, prevendo um sucesso explendoroso. Graças ao Pai que incansávelmente procurou tratamento para o seu filho. Que maravilha.
    Leo Messi é o melhor, que DEUS ti abençoe na tua carreira footbolística.Força

    Responder

  5. Alberto Sebastião João
    Abr 29, 2012 @ 14:39:26

    Messito é o maioritário, disso ningém pod dúvidar, ultrapassando problemas físicos e conseguir ser uma figura de destaque mundial ñ é obra do acaso, por isso també t aconselho, reza muito tds os dias porq foi deus quem t faz grand como es, ( O PEQUENO GRANDE) Em Angola a malta tambén vibra cm a tua magia. fuiiii
    Alsejo apartir de ANGOLA

    Responder

  6. Vanvan So Aprecie
    Jun 16, 2012 @ 03:50:05

    sem palavra princepe Deus te quade eu sou teu fã leo

    Responder

  7. wilson xavier
    Jul 16, 2012 @ 19:52:34

    e’ um desafio muito exemplar que serve cmo um legado para inspirar aos outros jovens

    Responder

  8. adailton
    Jul 25, 2012 @ 13:40:02

    felismente estas curado messi jogue com vontade de um galam te amo

    Responder

  9. Miguel
    Out 03, 2012 @ 16:22:32

    Lionel Messi só tenho algo a dizer que nesta vida que tens seja sempre a mesma pessoa que eu tenho ti visto num campo amigo dos colegas e também que tens que dar sempre o teu melhor em cada jogo mas pensado agradar o teu pai e a Deus a mim não porque só a tua presença num campo ja e muito adoro quando voçê marcas, e passas aos teus adversarios com tanta facilidade ou mesmo com esforco força

    Responder

  10. Gelson Cardoso
    Out 28, 2012 @ 07:26:18

    Lionel Andrés Messi tornou-se o melhor jogador do mundo graças o seu pai,essa é uma história da vida para não se esquecer,ele é um menino abençoado.

    Responder

  11. ANSELMO P. SUALI
    Nov 22, 2012 @ 16:20:15

    uma história fascinante eu quando vi pela primeira vez chorei de emoção porque ele meu ídolo grande história fã do L.ME

    Responder

  12. leonaldo
    Fev 13, 2013 @ 19:12:36

    leonel messi meu grande idolo eu ti conçidero um super dotado feito por deus, em Angola tems mais fãns do que tu pensas eu mi chamo leonaldo i tanben sou esquerdinho o que mais nus diferençia e a altura e qui eu sou muito alto tenho 1,72 m,de altura tivesti uma linda i longa historia mi emossionei em saber da tua historia foi fachionant imagino o qual feliz tu es o pai da bola quen quiser ser craque primeiro ten de pedir ao super dotado messi porque eli e incomparavel jamas avera melhor qui eli distu todos poden ter a serteza de conprimentos aos teus pais, ao teu filho, a sua esposa, i en toda sua familia, mando 1000 beijo para quen reconhece o teu talento i ti conçidere o inconparavel, fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Responder

  13. Rosa
    Jul 30, 2014 @ 13:45:24

    Chorei muito ao ler isso!!! Que pai e mãe maravilhosos ele tem !!! Obrigado por compartilhar!!!

    Responder

  14. AbidUl
    Maio 01, 2015 @ 14:14:46

    Tenho 13 Anos Vivo Em Angola Província Lunda Bairro Soba Kapassa Gostaria De Realizar O Meu Sonho De Ser Jogador Mi Espiro Em Ti

    Responder

Deixe uma Resposta

